segunda-feira, 14 de abril de 2008

Manifesto do queijo quente

Caros confrades, pela primeira vez venho lhes trazer uma notícia de verdadeiro caráter culinário.
Por trás das cenas começa a ser discutida uma alternativa para o serviço caro, ineficiente e pouco higiênico da cantina de nosso colégio. No melhor estilo Coopamare (cooperativa de catadores de material reciclável com a qual eu e Reggio Tartufo tivemos o imenso prazer de entrar em contato durante nosso [infelizmente] breve estágio de Ética e Cidadania [a falsidade é uma coisa linda... {deixarei esse comentário aberto a interpretações}]), tal proposta configura-se no formato de cooperativa - a Cooperativa do Queijo Quente.
A idéia é simples: os interessados em vincular-se à cooperativa deverão fornecer a matéria prima (pão, frios, etc...) para a confecção do produto final, e esporadicamente serão recrutados como mão de obra voluntária. A cada cooperado (nome dado à quem participa de uma cooperativa, para os leigos) será atribuída uma cota de queijos quentes proporcional à quantidade de matéria prima contribuída, possibilitando uma alimentação barata e rápida nos intervalos. Em um primeiro momento, o serviço provavelmente atenderá uma clientela diminuta; à medida em que a idéia se difundir (talvez contando com a cooperação do grêmio estudantil), fazendo crescer o número de cooperados, a idéia é otimizar a eficiência do atendimento e expandir o campo de atuação da cooperativa, passando a englobar diversas outras variedades alimentícias (nota mental: contratar Ulysses para administrar as fontes dos insumos e a exploração dos crátons)
Atendendo a pedidos dos organizadores, redigi uma carta destinada à administração do colégio, apresentando a proposta; tal documento está ainda em fase inicial de elaboração, e provavelmente sofrerá algumas alterações antes de ser devidamente entregue.
Aguarde; à medida em que novas notícias forem surgindo sobre essa ousada empreitada, você irá conferi-las com exclusividade aqui no DCC.

10 comentários:

Reggio Tartufo disse...

Algumas coisas:

1 - Isso não vai dar certo. A cantina tem um contrato com o colégio e á fundação dessa cooperativa, tenho certeza, irá contra alguma clausula do mesmo.
2 - VOCÊ NÃO FALA MAL DO COOPAMARE SEU ***** ** ****!
3 - Aos poucos leitores que possuímos peço desculpas. Não posto já faz algum tempo e não sei quando terei tempo de elaborar um post a vossa altura. Se é que vocês sentem a minha falta. Afinal, vocês não estão abandonados, ao contrário, estão em ótimas mãos. Mãos de Salpicão. Huahauahua, que hilário.

ps: kyhrsa

Salpicão Mesquinho disse...

Repare, porém, que a cooperativa não tem fins lucrativos e não realizará quaisquer transações comerciais. Não vejo como ela possa ser uma maior ameaça à cantina do que as pessoas que vendem bolo para arrecadar fundos para a formatura; atento ainda para o fato de que algo nesse formato já foi testado no ano passado, porém de forma reduzida.

Unknown disse...

salpicao , pq vc num faz um texto, resenha critica, de um livro q vc tenha lido ultimamente, digno de ser lido por nós leitores...

Anônimo disse...

Caros colegas santacruzianos, e especialmente Reggio Tartufo.
A unica, poderosa e absoluta, clausula do contrato da escola com a cantina que impede ações de trocas alimentícias parecidas com esta é o monopolio de vendas que a cantina possui dentro do espaco do colegio.

No caso da cooperativa nao havera vendas, mas sim, todos trarão o material dos sanduiches de suas casas, e apenas o montaremos dentro da escola. Logo, nao estamos violando nada, apenas a ética burguesa insensivel da cantina!

PS: salpicão, agradeço a divulgação, mas vou ter que pedir a você que mantenha esta história um pouco mais em segredo. Acho que uma atualização simultanea dos fatos pode vir a prejudicar esta empreitada. Agradeço muito o apoio.
PPS:uttgovcc

Anônimo disse...

querido Denes,
isso foi uma indireta para a leitura do S. Bernardo, por acasoo?

bom, a respeito do manifesto queijo quente, eu estou de acordo com o Mesquinho!
esse ano o preço da cantina subiu absurdamente! nem em um restaurante por quilo decente, que proporciona diferentes pratos, (do bandeijão é o mesmo arroz e feijão de sempre) o preço é tão caro assim! além disso, não sei quanto a vocês, mas esse ano, eu percebi que a nossa cantina "anda meio capenga". já pude presenciar inúuumeras vezes a falta de algum mantimento na dispensa da nossa cantina. um dia era presunto. outro queijo. outro dia não tinha nem ketchup, nem maionese e nem molho para salada. teve até um dia que, de tanta falta de alimentos, acredito que tenham comemorado o "dia mundial do cheddar 2". Sim, foi a segunda vez que esse evento tão aguardado ocorreu. era pão tostado com cheddar, salada com cheddar, sanduíche light com cheddar...enfim, um desastre total.

por isso eu acho que está mais do que na hora, de nós, alunos, reinvidicarmos por uma melhoria na cantina!
seja através da cooperativa, ou do boicote para a diminuição dos preços. porque se for para pagar tão caro assim na comida, que ela seja pelo menos (mais) gostosa, de qualidade e disponível para o consumo neh!

colegas, tenham a certeza de que vocês têm o meu total apoio nessa campanha!
bom, acho que é isso.
e brigadinha pela atenção.

Reggio Tartufo disse...

Tá, mas se não vai ter transação comercial só poderão se alimentar desse delicioso sanduíche quem trouxer seus próprios insumos.
E aí eu aproveito pra perguntar: nesse caso é mais vantajoso ficar perto ou longe da fonte dos insumos? Mas eu tô perguntando pra quem sabe, não é pra chutar.
Pra finalizar acho que vocês deveriam disponibilizar uma frigideira onde pudéssemos fritar umas mandioquinhas. Afinal, não tem nada melhor do que sentar numa tarde de sol, comer uma mandioca frita acompanhada daquela cervejinha. É ou não é? O porfessor é um grande mentiroso? Tá falando alguma bobagem?
É que assim, se agente traz dados da pastoral da terra aluno já vem com chiadeira. Por isso eu, agora, construo minhas fichas só com os dados do IBGE.
Aquela ficha do RAP (leia como se escreve), por exemplo. Vocês não podem confundir grafite com pichação.
Me estendi um pouco não? Perdão, me empolguei.

ps: evawklw

Salpicão Mesquinho disse...

Correção: é "macaxeira", não "mandioca". Mandioca é nome dado por burguês do IBGE.
P.S.: gekiaea

Anônimo disse...

Sobre "Algo Manjado"
Fui acusado de dizer que histórinhas como aquela são manjadas. Peço, aos que me acusaram, um espaço para me retratar.
Sem mais, FAP.

Salpicão Mesquinho disse...

" Peço, aos que me acusaram, um espaço para me retratar."

Você quer que a gente coloque uma foto sua? Eu ainda tenho aquela montagem do macaco monstro...

Reggio Tartufo disse...

Huahauhaha.
Macaco monstro.
Não João, o que FAP quer é publicar um texto aqui. Talvez possamos até abrir essa exceção. Entretanto, não será para se retratar, porque vc de fato falou que aquilo era manjado.
ps: droga n tem ps hoje, já estou logado.