quinta-feira, 3 de abril de 2008

A Cigarra e a Formiga, ou melhor, A Orgânica e a Iupac

Contextualização: 1º de abril de 2008. Aula de Química.
Na ocasião dessa aula, a professora Mitiko perguntou a determinado aluno, então recém chegado de intercâmbio na Suíça, se ele havia visto Orgânica. Ele não compreendeu o que dissera sua professora e perguntou espantado: "Quem?". Em virtude desse mal entendido a a classe inteira desatou a rir.


" Caro estudante,

Estou escrevendo essa carta para me desculpar pela minha ausência nesses últimos meses. Chegou ao meu conhecimento que, na sua volta ao Brasil, você pôde, finalmente, se dar conta de que não pudemos nos conhecer durante seu período no estrangeiro.
Posso garantir a você que não foi má vontade minha, desejei imensamente poder finalmente conhecê-lo e claro, de quebra, fazer um tour pela Suíça. Sabe como é, comprar uns chocolate, uns reloginho. Infelizmente isso não foi possível.
Até metade, final de março, eu estive enclausurada numa sala fechada a sete chaves, reunida com a Iupac. A porta dessa sala era vigiada dia e noite, noite e dia, pelos maiores hidrocarbonetos que eu já vi em toda a minha existência. Eles nos fizeram reféns quando passeávamos calmamente pelas ruas de Novo Aripuanã numa viagem de lazer e não nos permitiram deixar aquele recinto por um instante sequer durante tão extenso período de tempo. Para reconquistar nossa liberdade deveríamos, antes, cumprir a árdua tarefa de redefinir todas as regras de nomenclatura para eles e seus colegas: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, ésteres, fenóis, álcoois.
Foi uma experiência terrível, trabalhar sob tamanha pressão, e medo constante. Não desejo isso para o meu pior inimigo, nem para a Inorgânica.
Creio que a situação foi suficientemente grave e que você relevará minha falta.

Afetuosamente,

Sua Orgânica."


ps: Uma homenagem à professora Mitiko, fonte de inspiração e profunda admiradora da IUPAC.

14 comentários:

Anônimo disse...

E esse menino, anos depois, ficou conhecido pelo mundo como Lavoisier. E pensar que tudo começou no dia da mentira...

Salpicão Mesquinho disse...

Só por curiosidade, quem é o aluno em questão?

Reggio Tartufo disse...

O aluno em questão é Antoine-Laurent Lavoisier (Guilherme Piccioto p/ os mais íntimos).

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog Senhores Taturfo e Salpicão, ta bem legal
como eu num sei coloca nome no meu post e vo dexa ele como anonimo...

Salpicão Mesquinho disse...

Para colocar o nome no seu post vc escolhe "Nome/URL" ao invés de "Anônimo"

Anônimo disse...

Agora aprendi. Obrigada.

Reggio Tartufo disse...

Cara professora Sumiko, primeiramente gostaria de saber com relação a que tema a minha crônica foi tão esclarecedora. E gostaria de saber também, se seria possível que a senhora me desse umas aulinhas de serestas, uma vez que me foi dito que é a senhora quem mais entende do assunto no Brasil, e quiçá no exterior.

Aguardo ansiosamente sua resposta,

um forte abraço,

Tartufo.

Anônimo disse...

Caro Reggio, sua crônica foi TDB. Tudo de bom. Esclarecedora em todos os sentidos! Posso me gabar de ser a pessoa mais qualificada para te contar um pouquinho sobre as serestas, que nada mais são do que gostosinhas serenatas. E nada mais agradável do que se reunir em volta de uma fogueira para serestar, não é mesmo? Continue o bom trabalho e não deixe de conferir a programação de nossas viagens. Marcelinho manda saudações a todos.

Anônimo disse...

ae sou o marcelinho nao sou psor entao naum escrevo muito legal mas to aqui pra falah que todos ta convidado pra comparecer ae na nossa viagem a gente vai se divertir pacas pacas pacas eu a profa sumilo tamo nessa faz tempo por isso a gente eh qualificado blz no mais faco da palavras da profa sumiko as minhas palavras tbm ta ta bom acho que eh isso ae vamo arrasa legal chuta o pau da barraca vamo ser malaco por tres dias tanto nos textos dos poeta como tambem nas serestas das violaos todo mundo em paz blz marcelinho

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
WoO disse...

Eu gostaria de conhecer pessoalmente a Professora Sumiko, mulher tão douta no quesito Seresta, sendo eu um amante desta e de tantas outras formas musicais.

Subscreve

Werk ohne Opuszahl

Anônimo disse...

Assino embaixo do que o Marcelinho disse. Galera, quero ver todo mundo se inscrevendo pro Cantinho das Serestas nesse primeiro de maio! O único com serestas diárias garantidas! Todo café e toda noite tem seresta, e não se esqueçam da Casa do Poeta onde a programação é se deliciar com os poemas do PRÓPRIO poeta! (OBS: Favor lembrar que "seresta" não é sinônimo de "orgia" ou "suruba")
(OBS2: O ponto de encontro é a facul)

Anônimo disse...

Liberdade de expressão!