sábado, 26 de abril de 2008

51ª Festa dos Esportes – uma ótima idéia

Beeem time!
Por pura sorte ou vontade do destino hoje é meu dia de postar e cá estou.
Ontem pela manhã, após a composição de uma dissertação e de assistir a um interessante filme sobre Hitler/2ª GM/Holocausto, teve início às 10:15 a 51ª Festa dos Esportes. Como vocês podem perceber o número, curiosamente, é um tanto quanto cabalístico. Tão logo foi pronunciado o número 51, sob o disfarce de “qüinquagésima primeira”, a mesma piada, de que 51 é uma boa idéia, foi feita nos quatro cantos do ginásio de esportes, inclusive por mim, ilustrando quão bem sucedida foi a propaganda da marca de bebida alcoólica em questão.
Essa FE, última dos terceiranistas de 2008 que forem aprovados ao término do ano letivo, foi, na minha modesta opinião, mais do que uma boa idéia, foi idéia ótima.
Além de promover a prática desportiva, que sempre traz valores importantes como o trabalho em equipe e o respeito ao próximo, ela é também um espaço concedido aos alunos para que estes se confraternizem e aproveitem, nesse caso específico, os últimos bons momentos de sua vida no Ensino Médio. Justamente por esse motivo é que, somado-se à felicidade pura originada do simples prazer por participar, essa festa esteve, para alguns, revestida de um precoce sentimento de saudade.
Não entrei nessa onda.
Acho que essa é uma vibe muito deprê. Busquemos, sempre analisar as coisas pelo lado positivo. Porque pensar que foi a última? Pensemos em quão boas foram as outras e essa mesma, em quanto nos divertimos.
Bom, mas com toda essa ladainha estou eu mesmo sendo um pouco chato e sentimental. Então, vamos aos fatos. Afinal, contra fatos não há boatos.
Em primeiro lugar, equipe vermelha (piada). Ia enumerar o que houve de bom, mas já que fiz tão brilhante piada vamos ao que interessa: os vencedores. Obviamente eu deveria dizer que não houve vencidos ou vencedores, mas a realidade é outra. Duas equipes ganharam medalhas e duas não, vermelho e verde, azul e laranja, respectivamente e nessa ordem.
Voltando, porque isso não interessa muito, afinal, quem estava presente, estava, e quem não estava não deve estar muito interessado nisso (e eu perco mais tempo me desculpando pelos meus desvios do que se simplesmente me desviasse, e estou perdendo tempo de novo, me desculpando por perder tempo com desculpas).
Então, a festa começou na sexta. Peraí, agora eu estava pensando, é uma boa idéia, não, é uma boa sacada do CSC chamar esse evento de FE. Todos os outros, e aqui entenda-se “ a maioria”, colégios chamam esses dias de prática intensa de desportes de Olimpíada ou similares, em CSC é diferente o próprio nome sugere aos participantes que aquilo não passa de uma grande brincadeira, de um momento de grande descontração e que, portanto, não devemos preocupar em vencer mas em competir e nos divertir.
Então, a festa começou na sexta. Houve a execução do hino nacional brasileiro e na seqüência uma abertura artística (ou ao contrário) realizada pelas colegas, a qual não cabe a mim julgar, ou em outras palavras: não quero dar minha opinião.
A primeira disputa começou, ou melhor, terminou mal, no fim do revezamento uma menina caiu e se estropiou toda. Mas tivemos também gratas surpresas, pelo time verde os destaques foram Alan e Dänae (não devo ter escrito corretamente), curiosamente ambos integrantes do 3ºB, que deram tudo de si e correram realmente bem. E pelo time vermelho, dois integrantes desacreditados também surpreenderam: Belezinha e Flávio.
Depois disso houve outras modalidades para desvendar a sua curiosidade basta realizar o seguinte simplório procedimento matemático: (hande+fute+basquete+vôlei) X bol. Dica: faça uma distributiva.
E ao final do primeiro dia, quando todos já estavam razoavelmente cansados e eu já tinha ido embora, houve uma disputa de voleibol entre alunos e professores, que eu vou me permitir não descrever simplesmente porque não possuo informações satisfatórias para fazê-lo. Creio que FAP, um dos integrantes, de um dos times de alunos, pode realizar tal descrição com muita propriedade via comentário (beeem citei FAP mais uma vez).
O dia seguinte iniciou-se com uma emocionante partida de beisebol adaptado e comigo numa monótona barraca do terceiro. No extenso período de trinta minutos, das 9:30 às 10:00, em que me propus a ajudar realizei a venda de apenas dois pedaços de bolo, o que dá um total de 3 reais para o caixa da formatura. Apesar da falta de emoção, não achei ruim, se estivesse trabalhando voluntariamente em períodos mais movimentados eu provavelmente teria mais atrapalhado do que ajudado. Posso afirmar isso porque confesso não ter estudado no dia anterior a tabela de preços e nem a localização geográfica da fonte dos insumos, algo essencial para quem estava localizado tão próximo ao mercado consumidor.
Depois do beisebol, modalidades diversas e uma bastante interessante oficina de circo. Oficina que estava bastante movimentada e que me propiciou a tentativa de aprendizado da arte dos malabares, segundo mestre Alan Ichilevici. Não me sai tão bem nesse esporte, apesar da minha persistência.
E por fim, uma apresentação de música precedeu a cerimônia de encerramento. Me sinto no dever de informar que tal apresentação dos dotes musicais foi comprometida pela má acústica do local em que se deu (ginásio) e também pela tentativa incessante de vender os produtos que ainda restavam ao final da festa. Alguma coisa conseguiu ser empurrada a certos compradores porém não foi um grande número, dados comprovam minha tese: o pedaço de bolo começou cotado a 1 real, já com um desconto de 50 centavos com relação ao seu preço original, e terminou sendo vendido a 10 centavos. Já as balas, pirulitos, salgadinhos acabaram sendo distribuídos gratuitamente, num momento mágico que eu só havia “vivenciado” em meus sonhos, onde chuvas de balas e doces caíam sobre mim. A cerimônia de encerramento, que encerrava (no sentido da prova de português – não sei se fiz uso correto do verbo, mas me pareceu uma boa piada) a premiação, foi emocionante, os nervos dos competidores à flor da pele para saber quem ganharia medalha, mas principalmente para saber quem seria o grande vencedor. E para fechar com chave de ouro, uma foto de todo o grupo do 3º ano de 2008, que também serviu para confirmar a minha crença de ter sentido pela primeira vez nesse ano tão especial, um sentimento igualmente especial, que muitos dirão ser falso e que por crer nele sou um tolo, ou um ingênuo.
O sentimento: Terceirooo, terceirooo!

PS: eu até pensei em reler o texto, a fim de revisá-lo, mas então percebi que era muito grande e que não teria saco para fazê-lo. Por isso, perdoem-me mais uma vez qualquer equívoco cometido e qualquer período, parágrafo ou texto incompreensível.

17 comentários:

Anônimo disse...

A partida de vôlei foi bacana.

Anônimo disse...

e a torcida do terceiro mais ainda! :]


aaah, não se sinta sozinho, RT.
eu também acredito e continuarei acreditando nesse sentimento especial que une nossa série. [hehe, talvez por ser muito emotiva, sei lá.]
mas isso não é bobo não, viu!

Reggio Tartufo disse...

Obrigado por ser tão sucinto FAP.

Salpicão Mesquinho disse...

Eu poderia fazer uma descrição, mas não o farei por ter sido desmerecido. Creio que você tenha ceticamente pensado que eu não devia estar presente lá.

Reggio Tartufo disse...

Sim.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Caro RT,
Venho por meio desta pedi-lo que altere o meu nome em seu texto, de Flávio para Flavio, pelo simples fato de, como já fiz questão de ressaltar cerca de 348 vezes, ele ser um Flavio de origem italiana, língua na qual não se usam acentos agudos...
Grato,
Flareda Cocapre Limargo

Reggio Tartufo disse...

Perdão.
Não mudarei, porque isso demandará muito tempo, mas faço aqui uma retratação pública e aproveito para explicar pela 437ª vez o pq do erro: uma simples mania de aportuguesar, quiçá abrasileirar as coisas.
João hj é seu dia de postar se não for fazê-lo, avise-me que faço eu.

fim

ps:xljhrjr

Anônimo disse...

td bem, isso é mto anti-macunaima...

ps: parabens pela coesão do texto

Reggio Tartufo disse...

sério? fico feliz. (espero q seja sério, senão vou ficar desapontado/decepcionado).

ps: udsruh

Anônimo disse...

talvez se vc ler o seu texto novamente saberá se eu estava falando sério... hihihi

Anônimo disse...

ah, e eu queria perguntar a todos que postam nesse blog:

Vocês já dançaram com o mar da meia-noite?

Anônimo disse...

Tchubas, como sempre, mto humilde:

"(...)Em primeiro lugar, equipe vermelha (piada). Ia enumerar o que houve de bom, mas já que fiz tão brilhante piada vamos ao que interessa: os vencedores(...)"

Anônimo disse...

Tchubas, vc lemra de mim?

Anônimo disse...

ÊÊÊ!!
Fui citado duas vezes!

Anônimo disse...

Parabéns!
e uma salva de clap clap

Reggio Tartufo disse...

Alguém que assiste ao rockgol e q esqueceu q aqui Tchubas = Tartufo, responda à Denise, que talvez eu me lembre dela.

ps: rsrai