terça-feira, 6 de maio de 2008

Fide potentia est

Muitos já devem ter visto o texto de hoje, mas não custa fazer uma divulgação extra. Junte-se você também a essa luta contra a autocracia tirânica do grêmio!

Caros colegas do Colégio Santa Cruz,
Venho aqui alertá-los sobre uma ameaça que paira sobre nossas cabeças: o grêmio de nosso colegial.



Talvez muitos de vocês não conheçam a fundo a natureza tirânica da atual chapa no poder, e não os culparei por absterem-se de qualquer envolvimento com uma instituição tão imoral. No entanto, considero minha tarefa apontar a podridão que cresce e se fortalece no coração de nossa amada escola, corrompendo tudo o que toca.


É fato sabido que o atual grêmio é uma instituição vil e execrável, que manipula o povo santacruzense para levar a cabo suas hediondas maquinações. Mascarando suas reais intenções por meio da burocracia generalizada, que permite a participação do público apenas em reuniões confusas e mal divulgadas, cujas atas são arcanas e mal redigidas, o grêmio visa a explorar os alunos, deixando de atingir tal objetivo apenas nos casos em que se compromete por causa de sua assustadora desorganização. Lembremos apenas das festas semestrais, cuja última edição teve seu preço elevado dos habituais trinta reais para abusivos trinta e CINCO reais; ou do futcreio, cujos próprios organizadores são incapazes de informar os inscritos da data correta de seus jogos, uma vez que as datas divulgadas são sempre alteradas sem aviso prévio e sem nova divulgação. Ou mesmo de seu sórdido quartel-general, a anárquica saleta na qual se refugia toda sorte de malfeitores e facínoras, aproveitando suas freqüentes horas de vadiagem (afinal, se os membros do grêmio não fazem nada de útil, eles tem de ocupar seu tempo com ALGUMA coisa, não é mesmo?) para cobri-la com manifestações de um espírito distorcido e anti-ético, sendo freqüente a apologia ao uso de substâncias ilegais e demoníacas como a maconha e afins.


Existe, no entanto, um fiasco que talvez esteja mais marcado em suas memórias, quer por sua maior proximidade temporal, quer por suas proporções humilhantes: o boicote à cantina. Tal evento transpirava desorganização e falta de iniciativa – os confusos ideais de seus defensores não foram levados a cabo, já que a patética mobilização de apenas cinco dias obviamente não seria capaz de prejudicar a cantina. Atrevo-me a dizer que a organização corrupta atualmente no poder queria apenas sentir o gostinho de manipular as massas, causando desordem, caos e gritos difusos de “boicote!” por parte de jovens sem causa. Ouso dizer que tal chapa é composta por baderneiros, delinqüentes e patifes da pior estirpe.
O grêmio de nosso colégio já se desviou há muito dos valores Cristãos que asseguram a paz e a moralidade. Não demorará muito para que seus nefastos integrantes aprovem atividades ultrajantes como a extração de células-tronco embrionárias no laboratório de Biologia. Irmãos e irmãs, tal instituição já foi longe demais! É chegada a hora de restaurar a integridade ao governo do colegial! Por isso, eu os convoco para votar em uma nova chapa, uma chapa com um líder forte e transparente, que garantirá a paz e a moral! Votem na Santa Chapa, e lembrem-se: a Grande Irmã zela por ti!

Fé é poder; Poder é ordem; Ordem é união

Fide potentia est; Potentia ordo est; Ordo conventus est

11 comentários:

Reggio Tartufo disse...

Bom eu já tinha lido o texto então, sinceramente, não me dei ao trabalho de lê-lo novamente.
Posso dizer que obviamente o texto está muito bem escrito, porém, a meu ver, em alguns momentos ele se torna extremamente agressivo. Sei lá.
Bom é isso.
Aguardem ansiosamente a continuação da crônica de química "A Cigarra e a Formiga, ou melhor, A Orgânica e a IUPAC", que creio eu, virá na realidade na forma de um conto, não creio que essa continuação se configure como crônica.
Está bastante interessante.
Não percam. 5ª-feira.

Obrigado

ps: tzgyo

Reggio Tartufo disse...

Ah, João, favor colocar um título, se possível, claro.

Obrigado 2.

Anônimo disse...

tchubas, posso passar a chamá-lo de sr. humilde?

Avestruz Fumeta disse...

Desculpe-me Salpicão,
mas discordo na plenitude de seu texto contra a agremiação do Colégio Santa Cruz. Ela não tem nenhum apoio durante todo o ano, mas em véspera de eleição só é vítima de calúnias injustas, incluindo seu texto.

1º - O grêmio tem muitas funções, mas pela falta de apoio do corpo discente, não tem como atuar.
2º - Qual é o problema com a defesa de uso de maconha? Estamos em um país de regime democrático, onde a liberdade e livre discussão de idéias é muito bem-vinda.
3º - Com relação à festa, seu preço não vai fazer diferença no bolso dos alunos do Colégio Santa Cruz. São todos de famílias de alta renda. Não sejamos hipócritas.
4º - Sobre o boicote da cantina, foi um movimento muito pouco organizado. Por conta da falta de incentivo e ajuda dos mesmos que sempre criticam tanto a cantina, incluindo integrantes de sua chapa, somente dez alunos deram sangue, suor e comida para o sucesso do protesto. Na hora que é necessário organizar, não estão nem aí. Só querem saber da comida na mão na hora do recreio.

Salpicão, saiba, que se um dia você for da chapa vencedora da eleição, não será tão simples organizar o grêmio. É fácil falar, mas quem acompanha as reuniões sabe melhor do que um que nunca foi à reunião.
É preciso ter experiência e conhecer bem algo, antes de se criticar.

Reggio Tartufo disse...

Quem é você André?
Integrante da chapa atual?
Como veio parar aqui?

Obs: São perguntas de boa. (hehe)

Flávio, sim, pode me chamar de Sr. Humilde, eu não me importo. eheheh

Flw!

ps: ashwmw

Avestruz Fumeta disse...

Sou o André Montoro,, vulgo belezinha.
Abraços

Reggio Tartufo disse...

Ah. Bom, como é que eu ia adivinhar?

ps:oppcubnn

Maurício disse...

e ainda há quem creia que a Santa Chapa, propondo mais firmeza no grêmio e a instauração da Santa Inquisição, seja séria.

Anônimo disse...

1) Ninguém disse que o grêmio não tem função. Porém, quem o controla não age de maneira efetiva.
2) Sim, estamos em um país democrático. Mas nem por isso que todos temos o direito de roubar, matar e etc. Devo lembrá-lo que maconha é ilegal pelas leis do nosso país e, portanto, não deve ser usada.
3) A questão não é essa. Se algum dia os convites foram mais baratos, quer dizer que é possível (não prejudicial financeiramente) eles serem assim. A renda - pelo menos a sua - é alta, mas ninguém quer jogar dinheiro fora. Isso não é hipocrisia de modo algum. Se o dinheiro está sobrando, doe ou coloque em um lugar melhor (não cabe dizer o local onde sugiro).
4) O que faltou não foi organização. A questão é simples: boicotes curtos não adiantam. Seria muito mais fácil solucionar os problemas dos altos preços fazendo uma reunião com os representantes da cantina.

André, suas quatro críticas não são válidas. O que falta ao grêmio não é experiência, mas sim pessoas pensantes, com boas idéias. Isso o atual grêmio - e isso inclui você -não tem. De que vale o comparecimento às reuniões se as idéias são fracas?

Avestruz Fumeta disse...

é facil ser anonimo.
a defesa a discussao sobre o uso da maconha não é crime, mas sim falar para alguém fazer o seu uso.
voce nao sabe que temos reunioes quinzenais com a direção da cantina?
Eles não abaixam o preço assim de maneira fácil

Salpicão Mesquinho disse...

Oba! Hoje é o grande dia!