sábado, 7 de junho de 2008

O mundo como Wiki

Deus foi um tanto quanto mesquinho ao bolar a estrutura de poder que regeria seu Universo. Cá estamos nós, lançados fragilmente neste imenso (infinito, talvez? Se bem que acredito conseguir provar por lógica que o Universo NÃO PODE ser infinito. Assunto para outra ocasião) espaço, relegados a simplesmente instalarmo-nos nele e fazer o que podemos com nossa limitadíssima capacidade de transformação. A única escolha possível é adaptar-se às regras pré-estabelecidas e seguir o fluxo por elas determinado; não podemos libertarmo-nos das camisas de força nas quais nascemos.

Tal estrutura, meus amigos, é um grande despotismo; a vida não é de forma alguma democrática. Ela só o seria se ocorresse no formato Wiki.

Cabe abrir um parêntese direcionados aos eventuais desavisados ou indivíduos que tenham passado os últimos anos em congelamento criogênico. O formato Wiki é o conceito que rege sítios como a Wikipedia, Wikispaces e derivados; é a idéia de que o conteúdo deve ser criado pelo conjunto de usuários, e que todos têm igual poder e oportunidade de participação.

E o que seria um Universo Wiki, então? Muito simples: um Universo em que todos os seres tivessem uma espécia de "poder divino". Cada pessoa poderia modelar sua própria realidade, controlando os aspectos que a rodeiam. Não haveria males que assolam a humanidade há milênios, como a guerra e a fome, pois todos teriam REALMENTE (ao contrário das falsas promessas do Capitalismo, mas não nos desviemos do assunto) condições iguais de vida; cada pessoa poderia ter seu próprio artigo na Wikipedia, ou melhor, sua própria ilha ou latifúndio. O Homem também não estaria preso às limitações que o prendem no mundo que conhecemos; poderia abolir conceitos arcanos como a Gravidade, por exemplo, ou redefinir o funcionamento de seus órgãos. Poderia até mesmo assumir algum tipo de existência extra-corporal.

Aos possíveis céticos que dirão que tal universo seria um caos anárquico, respondo com um dado: estima-se que, devido ao grande número de pessoas que se dedica a corrigir os artigos vandalizados por indivíduos sem mais o que fazer, mais de 90% do que está na Wikipedia esteja correto.

Obviamente, tudo isso não passa de um louco devaneio, mas algo que me agrada pensar; o formato Wiki me parece um protótipo de Utopia libertária. Não sei se disse tudo o que pretendia dizer, mas se restou alguma coisa, ficará para uma outra ocasião. Fica, por último, uma proposta de reflexão: ora, até iniciativas como a Wikipedia não representam uma liberdade total, pois devem adequar-se a um formato pré-definido, uma estrutura que garante que ela seja compatível com o meio em que existe. Qual seria, então, um símbolo melhor desse mundo Utópico?

4 comentários:

Anônimo disse...

Cada um deveria ter seu próprio presidente.

Reggio Tartufo disse...

Não faço questão de ter meu próprio presidente.
E também não me empolguei tanto com esse mundo wiki, uma vez que já sou meio que Deus.
Mas gostei do texto.

É só. Flw

Unknown disse...

bem loco o texto jao..
adoraria ler sobre sua tese do universo não ser infinito, além das desigualdades do capitalismo, assunto que vc quase focou no txto.
abraço

Anônimo disse...

faço das palavras do denes as minhas