quinta-feira, 5 de junho de 2008

"Antigamente os relógios faziam assim..."

Cheguei.
Depois de um bom tempo sem novas postagens, pois, ao que parece, meu colega se esqueceu de seus compromissos, venho, tarde da noite, realizar, à pedidos, um complemento didático de caráter gráfico de minha última postagem.
Obviamente vocês puderam perceber que a diagramação ficou uma bosta. Mas a culpa é minha só em parte, a outra parte cabe ao "Blogger" que é igualmente incompetente.
Vamos a uma breve explicação da famosa frase:
"Antigamente os relógios faziam assim..."
Antes, eu só queria deixar claro que essa parte da "História dos Relógios" é verídica.
No início de tudo. O tempo era marcado de acordo com as rotações de relógios muito semelhantes a essa da foto. Era sabido que cada rotação equivalia a 1 uta (unidade de tempo atômico). Com isso, para saber as horas bastava uma simples conta de multiplicação (número de rotações X 1 uta).
Espero que tudo tenha ficado ainda mais claro. Se não, avisem-me, que numa próxima oportunidade eu volto e tento explicar com outras palavras e desenhos. É só realmente uma pena que eu não tenha conseguido achar no youtube (como consegui achar as fotos no google images) um vídeo que ilustrasse o movimento de rotação do relógio.
Então é isso.
Abraço.
Tartufo.

3 comentários:

Maurício disse...

proponho um desafio. Quero que continuem essa reportagem, com direito a opiniões de diversos grupos (inclusive os Imbecis Anônimos reclamando do preconceito que sofrem por terem perguntado em que continente ficava a África, ou algo do tipo), medidas semelhantes menos bem sucedidas.

O vereador Ernani Semirami propôs esta quinta-feira (5 de junho) que houvesse cotas de vagas ocupadas por gente "com QI abaixo do anormal" [sic]. "Esse grupo sofre tanto quanto negros, deficientes e outros segmentos marginalizados da sociedade." alega o vereador eleito pelo PV do B. "Creio que tenham o direito a algumas vagas nas universidades públicas."

(continua?)

Salpicão Mesquinho disse...

De fato, a equação "número de rotações X 1 uta" é verdadeira. Mas acho muito mais simples calcular por Tolkien.

Reggio Tartufo disse...

De fato João. É sempre mais fácil calcular por Tolkien, mas, apesar da minha recente explanação, há ainda alguns que não detêm tal conhecimento. Esse foi o motivo pelo qual eu resolvi me utilizar da equação mais usual.

adeus.

ps: udswjirp