domingo, 15 de junho de 2008

Cosmos finito est

Essa é uma idéia que eu tive há algum tempo, e que eu venho reformulando ao longo dos anos...

A teoria é basicamente o seguinte: se o Universo for infinito, existem infinitos planetas, que abarcam todas as possibilidades que podem existir no cosmos. Decorre disso que se o Universo for infinito, existem infinitas civilizações inteligentes, em todos os estágios de desenvolvimento tecnológico que podem existir. Dentre essas infinitas civilizações, infinitas já atingiram algum estágio de desenvolvimento no qual poderiam enviar mensagens passíveis de serem captadas por nossos aparelhos (e, considerando que em Universo infinito todas as possibilidades são necessariamente verdadeiras, infinitas dessas civilizações efetivamente FARIAM isso), ou teriam algum meio de transporte capaz de as levá-los a planetas distantes, mesmo que para isso fosse necessário entrar em algum tipo de congelamento criogênico (lembrando do parêntese anterior, infinitos indivíduos provenientes de infinitas dessas civilizações viajariam para a Terra todos os dias), ou mesmo teriam alguma tecnologia de teletransporte.

Em suma, o que estou tentando dizer é isso: se o Universo fosse infinito, receberíamos infinitas mensagens extraterrenas todos os dias, seríamos visitados por infinitos viajantes de outros mundos todos os dias, e haveria infinitos indivíduos de lugares remotos se teletransportando para todos os pontos da Terra (e do Universo) a cada segundo.

Como, na prática, nada disso ocorre, então o Universo deve ser finito (ou pelo menos é finita a porção dele que é composta de matéria).

***

Acho que ficou meio confuso, quiçá ininteligível; não é algo que seja fácil de comunicar...

4 comentários:

Reggio Tartufo disse...

Faz algum sentido. Só que vc não levou (ou levou, n sei) em conta, que mesmo que o universo seja infinito e q por isso tem de haver outras formas de vida, e mais, formas de vida mais inteligentes, talvez a vida que existe aqui na Terra não seja suficientemente desenvolvida para captar tais mensagens. Espero não estar fazendo (um ligeiro) papel de palhaço ao discutir isso, acho q n, afinal, acho q vc escreveu um texto sério, e n uma piada.

Bom, é isso.

Vlw e flw.

Salpicão Mesquinho disse...

Você se esquece o lance de que "tudo que for imaginável (dentro das leis da física) deve necessariamente existir"; assim, deveria haver algum tipo de trasmissão de mensagem que fosse captável por aparelhos terrestres.

Além disso, isso foi só uma pequena parte do argumento, e aliás é uma das coisas que foram adicionadas posteriormente; o centro da minha teoria é a idéia de que teria infinitos ETs se materializando no meu quarto a cada momento da minha existência caso o Universo fosse infinito.

Reggio Tartufo disse...

Mas talvez seja o contrário.
Talvez aqui na Terra sejamos tão inteligente que órgãos como a NASA tenham criado uma barreira contra ETs, para que não fôssemos incomodados a todo o momento com essas criaturinhas invadindo nossos lares.

Anônimo disse...

cogito ergo sum